"Utopismo".
Segundo a Wikipédia, utopia significa “civilização ideal, imaginária, fantástica”.
Já o utopismo consiste na ideia de “idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo não só absurdamente otimista, mas também irreal de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem”.
Quem nunca criou estórias fabulosas em seu subconsciente que atire a primeira pedra. Desde pequenos, qualquer filme que assistimos ou histórias que ouvimos, já abrem as portas da nossa imaginação para criar fantasias em cima delas. Sonhar com super poderes, com coisas materiais que não temos, com ídolos de bandas, tudo isso é maravilhoso. Você tem a sensação de que está no controle de tudo, que você é Deus e faz seu próprio destino. Mas até que ponto pode-se ir até que esses “sonhos” comecem a embaçar sua visão e você esqueça a realidade?
A imaginação é fantástica, mas é realmente perigosa. O nosso subconsciente tem desejos, é da natureza humana querer algo, principalmente o que está fora do nosso alcance. Quando nos vemos em uma situação difícil, é ainda mais fácil sonharmos com algo completamente diferente. E aí começam os problemas. Você tem que saber distinguir a realidade que você vive da realidade que você quer. Quando as coisas começam a ficar muito confusas, você acha que tem algo que, na verdade, não existe. Não passa de uma ilusão.
Isso acontece muito com relacionamentos e é completamente normal. Mas quando uma força externa qualquer te tira dessa cama de sonhos e você se depara com a verdade nua e crua, o que você vê pode ser devastador.
Não estou dizendo pra ninguém parar de desejar, querer ou sonhar. Tudo isso é muito bom e no mundo “obscuro” que vivemos hoje, viver uma utopia é melhor do que viver a realidade em que você vê seus pais saindo de casa e nem tem certeza se eles vão voltar. Às vezes manter essa inocência é melhor do que abrir os olhos e enxergar coisas que ficariam melhor debaixo dos panos. Mas sejamos sinceros com nós mesmos: é melhor passarmos a vida toda nos enganando ou tentar se acostumar e arrumar modos de ser feliz de verdade?
But, há aquelas pessoas que nunca acordam.
E depois você diz EU te humilho.
ResponderExcluirFicou incrivel! "A realidade em que voce ve seus pais saindo de casa e nem tem certeza se eles vao voltar" essa realmente me pegou e esfregou na minha cara muitas coisas... Amei.
ResponderExcluir